theresa jessouroun

Nascida no Rio de Janeiro, formada em geografia pela PUC-RJ, THERESA JESSOUROUN iniciou sua atividade profissional cinematográfica em 1980, em filmes de longa-metragem como continuísta, fotógrafa de cena e assistente de montagem, em filmes de Antônio Calmon, Fábio Barreto, Walter Lima Júnior, Oswaldo Caldeira, Jorge Duran. Ao longo dos anos, trabalhou em quase todas as funções técnicas da atividade cinematográfica, destacando-se como Coordenadora de Produção.

Fez cursos complementares de cinema no Rio de Janeiro, com Orlando Senna (curso de Roteiro), Jorge Duran (Curso de Roteiro), João Moreira Salles (curso de documentário), e na Escola Internacional de Cinema de Cuba (1991 – Curso de Roteiro). Viveu em Barcelona, trabalhando como editora na Produtora Germinal Vídeo, em 1986 e 1987.

Nos últimos 18 anos tem se dedicado, principalmente, à produção e direção de documentários, tendo tido sua iniciação nesta área como assistente e produtora do documentarista Eduardo Coutinho, com quem trabalhou durante seis anos. Sua formação em documentários foi complementada com documentaristas como Eduardo Escorel, Silvio Tendler, Geraldo Sarno e Helena Solberg. Produziu séries e programas para a TV e campanhas políticas em televisão. Na televisão brasileira, trabalhou como editora do RJTV da Rede Globo e do Canal Multirio. Fez pesquisa de personagens para filmes publicitários e para programas de televisão, como No Limite III da TV Globo.

principais documentários

Clique aqui e veja o portfolio de produções realizadas para a Kinofilmes

documentários e institucionais dirigidos para outras produtoras

produções estrangeiras filmadas no Brasil:

produção e idealização de mostras

O Erotismo no Cinema Nacional

O EROTISMO NO CINEMA BRASILEIRO

A mostra "O Erotismo no Cinema Brasileiro" é constituída de projeções, debates e um minicurso de quatro aulas, ministrado pelo pesquisador Hernani Heffner.

Através de uma seleção de 20 filmes brasileiros de longa-metragem e três curtas, produzidos entre 1919 e 2005, a mostra discutiu a evolução do erotismo e a relação com o público brasileiro.

Do divinismo feminino das décadas de 10 e 20, passando pela imagem santa/diabólica das mocinhas/vedetes das chanchadas, pela castidade da pornochanchada e pela imagem envergonhada do sexo "explícito" da Boca do Lixo, até o erotismo politicamente correto da retomada, os diferentes aspectos culturais e artísticos que cercam o tema serão tomados como pontos de reflexão sobre a relação do público com o corpo, a mitologia dos trópicos e a mulher-objeto.

Ficha Técnica

  • Coordenação: THERESA JESSOUROUN;
  • Curadoria: HERNANI HEFFNER;
  • Produção: TAÍS BASTOS;
  • Assistente de Produção: THALES DE MORAES;
  • Programação Visual: SILVIA FITTIPALDI;
  • Foto de Capa: THERESA JESSOUROUN;
  • Tipologia Título: CLAUDIUS CECCON;
  • Produção: KINOFILMES;
  • Apoio: CINEMATECA BRASILEIRA;
  • Patrocínio: CAIXA CULTURAL;
  • Ano de Produção: 2009.

Parceiros

Kinofilmes Produções Artísticas e Cinematográficas LTDA.

Rua Santo Amaro, 112 - Glória - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22211-230

(+55 21) 2224-9707

contato@kinofilmes.com